Mostrar ArquivoEmailImprimir

Cinema São Jorge

Cinema São JorgeMapa
Mapa
Rua:
Av. da Liberdade nº175
CP:
1250-141
Cidade:
Lisboa
Pais:
Pais: pt

Detalhes

Desde a sua abertura, a 24 de Fevereiro de 1950, que o Cinema São Jorge se afirmou como uma das mais emblemáticas salas de cinema da capital portuguesa, integrando o roteiro cultural da cidade e fazendo parte do imaginário dos lisboetas. Durante décadas, o São Jorge foi sinónimo de cinema de qualidade e, ao mesmo tempo, espaço privilegiado de lazer, dada a sua excelente localização.

No final do século passado, porém, a chegada dos multiplex e a mudança dos hábitos do público – correspondendo a um novo paradigma de consumo cultural, nomeadamente no que diz respeito à área do cinema e do audiovisual –, e uma série de constrangimentos financeiros, provocaram a degradação do espaço.

Para que este equipamento não perdesse a sua identidade, a CML adquiriu-o, impedindo que passasse a ser usado para outros fins que não aqueles para que foi originalmente concebido. Ficou assim assegurado que os munícipes continuariam a usufruir plenamente de um espaço que se tornou uma referência cultural da cidade e que urgia não perder para outras actividades.

Em 2003, a EGEAC, EEM assumiu a gestão do Cinema São Jorge e, depois da sua reabertura, em Maio de 2006, multiplicou-se em esforços para proporcionar aos visitantes do São Jorge não só a qualidade a que estavam habituados no passado mas também quantidade. A oferta cultural do espaço foi consideravelmente alargada – passando a incluir, para além do cinema, a música, o teatro, exposições, debates, colóquios e encontros temáticos. O objectivo é que a sociedade civil, e em particular o público frequentador de equipamentos culturais, se envolva com um espaço (re)descoberto e aqui encontre a resposta às suas expectativas de ocupação de tempos livres.

A nova vida do Cinema São Jorge corresponde, também, a uma nova missão deste equipamento, que agora tem de ter em conta o contexto cultural de uma cidade em mudança e as necessidades de um público renovado e cada vez mais exigente. O Cinema São Jorge quer afirmar-se, em definitivo, como pólo central na revitalização cultural da Avenida da Liberdade. Nesse sentido, propõe-se:
- Difundir, promover e divulgar a cinematografia de excelência, quer a nacional quer a internacional;
- Apoiar actividades culturais e de entretenimento que se enquadrem nas características do equipamento, com especial atenção à promoção de espectáculos de música portuguesa, videoarte, teatro, assim como exposições e outras iniciativas que se revelem adequadas à prossecução dos objectivos da política cultural definida para este espaço.

O objectivo é que o “novo” Cinema S. Jorge:

Coloque Lisboa na rota da exibição do cinema e audiovisual de grande qualidade;

Promova, na área do cinema, o acesso a novas tecnologias e novos formatos, nomeadamente a tecnologia digital;

Forme e crie novos públicos;
Apoie novos criadores de diversas áreas culturais.

Festejar um espaço com História

Em 2010 iniciam-se as comemorações dos 60 anos do Cinema São Jorge, inaugurado a 24 de Fevereiro de 1950, ainda no antigo regime, com a missão de exibir filmes de produção britânica da maior qualidade. Seis décadas depois, eis-nos herdeiros de uma grande responsabilidade – a de honrar um espaço com tanta História – conscientes de estar no bom caminho no que diz respeito às preferências do público.

Os números falam por si: nos últimos anos, o Cinema São Jorge tem registado um crescimento substancial – e sempre ascendente – de afluência, o que nos estimula a trabalhar cada vez mais e melhor.

Assim, este ano voltamos a insistir nas três grandes áreas programáticas deste espaço. A saber: o cinema – sobretudo os festivais temáticos, que continuam a atrair tanto do público cinéfilo de Lisboa; a música – com concertos para todos os gostos e apetências; e a área social – com a produção e acolhimento de mostras culturais dos países lusófonos ou ainda de outras culturas que integram actualmente a população da cidade.

Para este ano tão especial ficam também prometidas algumas surpresas, como um projecto musical inédito da conhecida actriz Maria de Medeiros ou um espectáculo de teatro que evocará a vida e obra de Francisco de Sá-Carneiro.

Muitas outras serão, a seu tempo, anunciadas, numa programação que pretende servir, da forma mais abrangente possível, o público – ou públicos – de Lisboa.

Miguel Honrado
11 de Janeiro de 2010

 
Data Nome do Evento Local Cidade
Sem Eventos

O HipHopWeb não se responsabiliza por eventual erro ou cancelamento de eventos aqui mencionados, apenas divulgamos a informação que nos é cedida ou encontrada na internet.

Para adicionar ou corrigir eventos manda info para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Esta agenda é para eventos relacionados com Hip Hop em Portugal ou eventos no exterior que contem com participação de artistas nacionais.

Google+