Entrevista com Ephan

Conhecido como Ephan, writer desde 98 , contou à HipHopWeb um pouco da sua história com o grafitti, que nos revelou a sua posição no universo desta arte.

 

 

 

Qual foi o teu 1º contacto com o grafitti?
 O meu primeiro contacto foi para aí em 1998/99 quando andava de skate na altura, e na minha zona já existiam writters, como o Hira, Rikas, Steps, Esno e o Ram, e comecei a ver o graffiti que havia na altura e a taggar a minha zona.

O que te inspira a pintar?
Hoje em dia já é um vício mesmo, já nem é uma inspiração propriamente. Já faz parte da minha vida. Sei lá…oiço um bom som de Hip-Hop e tenho vontade de sair á rua, depois há os meus amigos que completam o resto da história.

Preferes bomb ou fame? Porquê?
Isto é um conceito complicado…porque por norma associas o fame a legal, e o bomb a ilegal. Mas pode-se fazer graffiti ilegal com muita boa qualidade, e não necessito de ter uma parede legal para fazer um bom graff…

Como vês a situação do graffiti neste momento em Portugal?
Actualmente em Portugal o significado do graffiti está a ser destruído aos poucos…existem mais writters, mas está tudo baseado nas nets…a grande maioria não pinta por gosto e nem sabem o que significa graffiti. Dantes não havia net, tinhas uma máquina com um rolo fotográfico, e quando ias revelar, muitas das fotos podiam estar estragadas. Graffiti era na rua, para se ver na rua, e darem conta de ti na rua…e saías para pintar, para estar com os teus amigos, para o convívio, esforçavas-te para caminhar muito mesmo, espalhar o teu nome, ir aos sítios, controlar, perdia-se muito mais tempo…hoje em dia, “clicas num botão do computador”, sabes tudo o que se passa e nem te precisas de mexer.

Quem nomearias o melhor writter nacional e qual a razão da tua escolha?
Ok, nomeio um por ser na minha opinião o mais completo, faz bombing, fame, train, roladas, taggs, acho que é o único writter que na minha opinião vive mesmo o graffiti…é o Sen do Algarve.

Qual o teu DVD de graffiti de eleição?
Neste momento, Show Must Go On 3, e curto ver os DVDS dos Espanhóis, porque acho que são os únicos Writters no mundo que se conseguem unir mais contra o sistema numa só missão! Ehehehhe

Para concluir, qual a mensagem que deixas a todos os visitantes do HipHopWeb?
Sintam mais aquilo que fazem.

Partilhar

Artigos Relacionados

Google+