Entrevista com Cálculo

Ainda em sintonia com a entrevista da semana, ao Quartel 469. Esta semana permanecemos em Barcelos para entrevistar o jovem Cálculo, falamos sobre o lançamento do seu álbum a solo, do videoclip e de vencer a mais recente Urban Beat Battle.

 

HHW: "Bem-vindo à selva" é o single do teu álbum a solo, "Rimas Equacionadas". Qual foi o principal motivo para desenvolveres um projecto a solo?
Eu sempre desenvolvi, de uma forma ou de outra o meu projecto a solo, desde que faço música, até agora tem sido um caminho longo e lento, evoluindo, e criando a minha identidade na música. Não foi de um dia para o outro, tem sido de acordo com o tempo que tenho disponível adorava ter mais tempo para a música mas infelizmente é mais complicado.

HHW: Como tem sido o feedback ao projecto?
Até agora tem sido positivo, muito apoio de norte a sul e estou muito grato por isso, no meu ver positivo é ver o pessoal a gostar e a criticar construtivamente o meu projecto. Tenho recebido muitos convites mas infelizmente não posso responder a tudo. Estou muito feliz com o feedback.

HHW: O videoclip do single "Bem - vindo à selva" foi escrito, realizado e editado por ti. Podes-nos descrever este trabalho desde a ideia à sua concretização?
Na parte do som foi uma criação natural e espontânea, fui escrevendo e depois surgiu um instrumental que eu achava que encaixava no tema. Quanto ao vídeo foi uma coisa do género " quero fazer um videoclip, vou arranjar uma camera emprestada editar e lançar pa net" , não foi nada de muito premeditado, agora neste momento estou a fazer um vídeo mais a sério para sair com o álbum, com uma produção mais elaborada com mais gente envolvida, logo logo vou dar noticias.

HHW: És também um dos elementos do colectivo barcelense Sonoplastia, já têm data para o álbum?
Não, vamos agora gravar tudo de novo num estúdio diferente esperamos que este ano isso fique pronto. Vamos trabalhar para isso, um grupo é mais difícil pois dependemos uns dos outros, horários, diferentes, nenhum de nos vive da música e conseguir por 5 pessoas em sintonia é difícil.

HHW: Consideras que o Hip-Hop em Barcelos tem vindo a evoluir?
Sem dúvida. Em Barcelos vão começar a rebentar uns projectos este ano, Vai já sair a 4 de Março o álbum dos meus manos QUARTEL 469 , o primeiro de muitos espero. Acho que vai ser um ano muito importante na afirmação da música de Barcelos neste estilo, somos todos uma grande família com excepção de alguns melros, mas no geral isto ta bem encaminhado, espero que nos próximos tempos isto de mais e mais frutos.

HHW: Além de MC, também és produtor. Com qual destas vertentes mais te identificas?
Comigo isto funciona por fases, há alturas que produzo e há alturas que escrevo, mas sinto necessidade das duas, são as duas muito importantes para mim.

HHW: Em 2010 foste o vencedor da Urban Beat Battle. Sentes que esta vitória te abriu novas portas no rap?
Acho que sim, muito pessoal veio procurar o meu trabalho por causa de ter ganho o concurso, foi altamente conheci muita gente fixe durante e depois do concurso, nunca pensei ganhar concorri mesmo pela festa, pela troca de experiencias, o concurso teve muitos produtores de peso, aproveito para mandar um abraço para todos.

HHW: Quem projectos tens em mente para 2011?
Lançamento do álbum, informo todos os Calculo heads, que já estou a gravar o álbum.

HHW: Qual o Top 5 das músicas que andas a ouvir?
Vai ser dificil porque ando a ouvir muita cena aqui vai. - Redlight Boogie ft. Sean Price - hear rock. - The Bamboos feat. Ohmega Watts - Get in the scene - Black Milk - Losing Out (feat. Royce Da 5'9") - Duck Sauce - Barbra Streisand - The roots -Get busy

HHW: Por fim, peço- te que deixes uma mensagem para todos os visitantes
Espero que continuem a visitar o Site, e que apoiem com energia positiva a cultura hip hop. Cada vez mais fortes e unidos para isto evoluir e ter pernas para andar! Abraço Cálculista

Partilhar
Google+