Entrevista com Soldado

A sua mixtape "1989 - ∞" saiu agora para as ruas mas já há algum tempo que Soldado pertence ao movimento rap do Porto, agora com um projecto mais solido de fora e aliado ao colectivo Refugio promete dar muitas cartas no rap nortenho e nacional. Por 5€ podem adquirir Mixtape "1989 - ∞", são 14 músicas, conta com participações de DJ Osir, Duplo, Birro, CO2, LS, WRong, REDOPTIC e Zon. Nesta conversa fomos saber como Soldado desenvolveu este projecto e projectos em que esta inserido como o colectivo CO2 (Contingente Ofensivo),que a Refugio tem vindo a promover. Espero que gostem. 

 

HHW: Fala-me um pouco do teu percurso na música. Quem influenciou o teu desejo de fazer rap?
Soldado: Já foi à totil, eu antes não rimava, quando era chavalo, curtia uns raps que ouvir que me passavam em cassete ou em cd, na altura era 7pm, Dealema, Mind da Gap, Triangulo Dourado e por aí, só depois com a vontade de saber mais sobre o que se fazia lá fora é que comecei a ir mais a procura de informação e cenas de grupos estrangeiros.

HHW: Já algum tempo que te conheço do meio rap só agora decidiste lançar um projecto sólido para fora, alguma razão em especial?
Soldado: Eu já tinha feito uma mixtape à uns anos, não teve muita divulgação na net nem cheguei a por pa download, fiz a cena em cd e vendi tudo a pessoal conhecido e na rua. Agora com esta foi diferente, eu já à totil que andava naquela, fazia só uns sons a solo ou com pessoal só pa rodar por aí, depois falei com o Duplo, ele disponibilizou-se logo pa trabalhar nisto também e as cenas aconteceram.

HHW: Deste modo disponibilizaste recentemente para venda a tua mixtape "1989 - ∞",  onde se pode comprar e como tem sido a recepção?
Soldado: A mixtape tá à venda por 5€ + portes, quem for do Porto pode vir ter comigo ou passar nas lojas Inky, Dedicated e Tail Drop. Quem for  de longe pode encomendar por mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para já ta a ser fixe, o pessoal conhecido já se sabe,  apoiam ao máximo e curtiram totil! o resto das pessoas, as que me contactaram, têm-me dado um bom feedback da cena, tão a curtir, falam-me dos sons, perguntam etc..

HHW: Como correu a festa de lançamento da tua mixtape dia 6 de Abril no Anima-te Porto?
Soldado: Correu bem, os concertos ao longo da noite foram fixes, o pessoal aderiu, teve-se bem!

HHW: Quais os critérios que te levaram a selecionar os convidados da tua mixtape?
Soldado: A qualidade dos mc's, em primeiro lugar. Cada um com o seu estilo próprio, rimas de peso, flows fodidos, são todos rappers muito bons. Alguns já conheço à anos, são meus parceiros, outros outros vim a conhecer com o tempo. O bom ambiente em estudio, durante as gravações, é pessoal à patrão, teve-se memo bem. O LS, por exemplo, está lá fora, aproveitamos que ele veio a Portugal, de férias e fizemos uma música juntos só po registo, e depois vim a usa-la na mixtape! ahah

HHW: Qual é a mensagem principal que podemos reter na tua mixtape?
Soldado: Não há uma mensagem principal. Cada música tem a sua mensagem, há músicas mais pesadas, há outras mais calmas e cada uma tem a sua cena própria!

HHW: Junto com a promoção da tua mixtape lançaste o videoclip "Bom Fim" como foi a produção e a realização deste?
Soldado: Foi Ganda moca! ahahah Curti à brava, não só o Bom Fim, há mais videos que ainda não saíram e foram todos grande cena. O Bom Fim foi o primeiro, foi quase novidade mas nem demos por nada, o ambiente era de festa, a tropa alegre. As cenas que filmamos na rua foram mais trabalhadas. Bateu totil quando saiu e ainda tá a bater, toda a gente curtiu a brava!

HHW: O grupo CO2 aliou-se à Refúgio recentemente, como se gerou esta união?
Soldado: Os CO2 (Contingente Ofensivo), foi uma aposta da Refugio. São uns miúdos muito fortes, com muita qualidade na escrita e no flow, só que é o problema do costume, como são novos e independentes, não tinham muitas oportunidades, então juntamo-nos todos e decidimos começar a trabalhar com eles também.

HHW: Que podemos esperar dos CO2 para breve?
Soldado: Eles tão a preparar aí um EP de apresentação, produzido por nós e por outros produtores que cá vêm. Ainda não há datas nem nada disso mas tenho confiança neles!

HHW: Que projectos destacas no Rap Tuga de 2012?
Soldado: Olha curti a brava a cena do Virtus "UniVersos" ..

HHW: Quais são os teus projectos para 2013?
Soldado: Pra já ando na correria das mixtapes, tou também a fazer umas cenas de produção para um projecto fresco que vem aí e tou com algumas ideias na cabeça vamos ver no que dá.

HHW: Com quem gostavas de fazer um som?
Soldado: ahah tanta gente!

HHW: No teu ver quanta vertentes compõem o Hip-Hop?
Soldado: As clássicas 4 ;)

HHW: Como avalias a situação do Rap Tuga actualmente?
Soldado: Tá a evoluir a passos largos, há muitos trabalhos novos, todas as semanas há um video diferente, tão a sair muitas mixtapes e álbuns, tou a gostar.

HHW: Que tipo de música ouves e quais os nomes que te constituíram referência?
Soldado: Ouço muito Rap, é o que ouço mais desde à muito tempo, mas eu curto beber de várias aguas, curto ouvir de tudo, no meu telemovel tem de tudo, desde rap a trance, curto um house de vez em quando, ve lá que ate brasileiradas tenho! lol

HHW: Podes numerar o top 5 de artistas que andas a ouvir?
1 - Fabolous
2 - The Game
3 - Atmosphere
4 - Benny Page
5 - Soldado

HHW: Qual é a tua mensagem para os visitantes do HipHopWeb?
Soldado: Continuem a seguir o site, tá fixe, tá com muita informação dá po pessoal saber de tudo o que se ta a passar em cada palco, cada rua, tudo. Fiquem atentos também, em breve vão sair mais novidades da minha mixtape "1989 - ∞" e tamos juntos! 

 

Partilhar
Google+