Entrevista com Fox (administrador HipHopWeb)

O HipHopWeb esta de parabéns  Este mês comemoramos 11 anos na cobertura e divulgação do Hip-hop nacional e internacional. Para celebrar esta data , o entrevistado que vos trago esta semana e Fox, o administrador do nosso site e também um dos fundadores que nos vai falar de como começou este projecto, do que mudou ao longo destes anos, dos envolvidos e das aspirações para o futuro.
Da minha parte parabéns a ele pelo excelente trabalho desenvolvido, a restante equipa e aos visitantes que nos continuam a motivar para manter este site no activo, Hip-Hop somos nos, venham mais 11!

HHW - Ao fim de 11 anos a administrar o HipHopWeb, como avalias o desempenho do site?
Fox - Acho já atingimos e ultrapassamos o patamar que pretendia-mos quando criamos o site, mas pretendo que o HipHopWeb continue a crescer juntamente com o Hip Hop Tuga.
Afinal de contas são umas centenas de visitas diárias que temos no site todos os dias.

HHW - O que te incentivou a criar este site?
Fox - Antes do HipHopWeb eu já tinha um site chamado 4 Elementos, que juntava 3 paixões minhas Hip Hop, fotografia e internet mas só tinha fotos de concertos que eu ia.
Entretanto o Ricardo “Ezko” e o André “Kesh” tinha criado o NorteAerosol um site dedicado ao graffiti com varias fotos que iam tirando.
O Ezko já me ajudava a atualizar o 4 Elementos então um dia depois de um showcase na Fnac do Norteshopping no caminho para casa no autocarro sugeri a eles juntarmos o 2 sites e criarmos um maior que tivesse fotos de todas as vertentes e informação.
Eles aceitaram e assim nasceu o HipHopWeb que se chamou assim pelo domínio que conseguimos arranjar o www.hiphop.web.pt em 2006 adquirimos o hiphopweb.org e desde o ano passado detemos o hiphopweb.pt já o hiphopweb.com também tentamos adquirir mas os donos queriam na altura 6000 Dólares.

HHW - Embora de momento estável o site passou por vários altos e baixos ao longo destes anos, destaque três momentos chaves que consideras terem sido cruciais para o site?
Fox - Os momentos altos do site foi sua criação em 12 de Maio de 2002, a entrevista que demos ao programa XPTO, a nossa festa de aniversário em 2003 no Porto Rio.
Há duas pessoas que tenho que agradecer por o HipHopWeb ser o que e hoje uma foi a Spitz que em 2009 se incentivou para me ajudar fazendo entrevistas como esta e me levou a voltar a pegar no HipHopWeb.
O José Barbosa foi outra pessoa que realmente fez o que muita gente tinha dito que ia fazer mas nunca o fez, criar um site de raiz com base de dados e logins para vários usuários e nosso atual webmaster sendo responsável pelas duas ultimas versões do site.
Claro que existe o meu grande amigo e parceiro Ricardo “Ezko” Almeida a pessoa que fundou comigo o HipHopWeb e fez muito do trabalho do site a mão nos primeiros anos hoje em dia faz parte da administração do site e faz algumas coberturas de eventos.

HHW - Qual o maior reconhecimento que achas que o site teve?
Fox - Foram vários reconhecimentos que tivemos ao longo dos anos, desde menções em outros meios de comunicação (EnneMagazine, HipHop Nation, CyberGuia, H2Tuga, Blitz, Nação Hip Hop, Curto Circuito …), as propz de artistas nacionais, a entrevista que demos ao vivo no XPTO (da extinta NTV), as promotoras de eventos que nos pedem ajuda para sermos parceiros para trazerem grandes nomes do Hip Hop internacional.
Já são mais de 100 eventos de norte a sul do pais que tiveram o HipHopWeb como media partner.

HHW - O que achas que ainda pode ser feito para melhorar o site?
Fox - Acho que tem sempre algo mais para ser feito, mas gostaria de ter uma rede de colaboradores maior para poder melhorar a cobertura de eventos e de notícias, produzindo novos e inovadores conteúdos.
Quem sabe dar o pulo para Angola ou Moçambique temos muitas visitas de la tal como Inglaterra, França e Brasil.

HHW - Ao olhares agora para o HipHopWeb e o site que idealizaste quando este foi criado?
Fox – Sim mas nunca pensei que a gente fosse comemorar uma década de vida, mas o HipHopWeb tem crescido juntamente com o Hip Hop Tuga e assim pretendo que continue.
Nunca pensei um dia fossemos adquirir o domínio hiphopweb.pt

HHW - Há tantos anos envolvido no movimento Hip-Hop qual foi o evento que mais gostaste de cobrir?
Fox - Difícil escolher um, mas Vilar de Mouros foi inesquecível mesmo sem credencial foi la ver Public Enemy em 2003 juntamente com a equipa da HipHop Nation e acabei de ver o concerto no palco e estar no backstage onde o Flavor Flav deu a entrevista para a revista que acabou por ser cada da HipHop Nation #2
No ano seguinte foi com credencial pela HipHop Nation e vi Ice-T (pela segunda vez em Portugal) e a Sra. Macey Gray.
J-Live foi o primeiro evento que o HipHopWeb foi media partner e um dos mais marcantes para mim desde então e um dos meus MC favoritos ao vivo e em disco.
DJ Premier e Afrika Bambaataa foi memorável e internamente um momento clássico. 

HHW - Como avalias a situação do rap tuga atualmente? E no Brasil onde resides?
Fox - Acho que em Portugal a situação esta bem encaminhada e tem por onde crescer mas ainda se faz as coisas muito de modo não profissional e muito por amor ao Hip Hop.
Faz falta um programa de TV tipo o “Manos e Minas”, editoras e promotoras mais profissionais que façam as coisas por amor mas de modo profissional tenham lucro para continuar no negocio a Vicious e a Footmovin são bons exemplos.
Aqui no Brasil quem gosta de Hip Hop e rotulado como “maconheiro” e embora exista esse rótulo cultural o Hip Hop tem ganhado espaço com vários eventos apoiados por ONGs e pelo governo, e os artistas tem destaque no meio de comunicação participando e dando sua opinião. 

HHW - Como e gerir o site e a equipa a longa distância, estando tu a residir no Brasil?
Fox - E difícil tentando gerir toda equipa principalmente porque também esta espalhada por Portugal mas tento fazer o melhor possível principalmente a gestão de credenciais de eventos ao qual agradeço a maioria das promotoras dos eventos por me ajudarem.

HHW - Que projetos divulgados este ano no site merecem o teu destaque?
Fox - SERhumano sem dúvida o projeto que me orgulho muito de apoiar desde o inicio, mas também eventos que tem trazido artistas internacional como o Beats'N' Punches Round 1 que troce Fizzyology (Lill Fame & Termanology), Demigodz (Snowgoons, Apathy e Celph Titled), Edo.G, Ill Bill mas podemos contar com mais como por exemplo Mos Def dia 6 de Junho em Lisboa e o Vicious Hip Hop este ano com 2 dias no Hard Club.
Capicua mais uma vez com uma mixtape mostrando que isto não e coisa só de homens, o tão esperado “Homo Libre” do Valete, “Charnecos” do Kristoman e RandyOne, “O Fim de Todas as Estradas” do Expeão, novo álbum dos Dealema é claro, Ultra o novo projeto do Rey com o Auge promete rokar, MR.Dheo, Nomen e Vhils tem feito trabalhos muito bons a nível mundial.

HHW - Qual o top 5 das musicas que andas a ouvir?
Fox - O meu mp3 esta sempre a tocar e em modo randon mas aqui vai as que nos últimos tempos tem ficado no ouvido.
Expeão - O Teu Amor Por Mim
Marco Polo feat.Talib Kweli & DJ Premier – G.U.R.U.
Valete feat. Nuno Lopes – Meu Pais  
Capicua feat. M7, Tamin & Eva - Feias, Porcas e Más
Ultra – Álcool do Duro
Gabriel o Pensador feat. Jorge Ben Jor - Solitário Surfista

HHW - Que mensagem deixas a equipa do HipHopWeb?
Fox - Obrigado pelo trabalho que tem feito e não digo isto como administrador do site mas sim alguém que gosta de Hip Hop.
Eu sei o trabalho que da ir a um concerto tentar arranjar o melhor spot para tirar a melhor foto, ter que escrever um reportagem e ter que mandar o mais rápido possível para o site.
Tentar escrever por as notícias no site mal se sabe.
Obrigado a todos que fazem parte da Equipa HipHopWeb e todos que de algum jeito alguma vez nos ajudaram no nosso trabalho.

HHW - Qual a mensagem que deixas aos visitantes do nosso site?
Fox - Obrigado pelas visitas, pelas partilhas, o HipHopWeb e feito para todos que gostam de Hip Hop.
Todos vocês podem nos ajudar postando notícias, agenda de eventos ou vídeos para isso basta serem usuários registados no site.
Acompanham nossas atualizações nas redes sociais
www.facebook.com/HipHopWeb.org
www.twitter.com/HipHopWeb
plus.google.com/u/0/108276946967306872872/

Partilhar

Artigos Relacionados

Google+