Rolling Stone elege The message, de Grandmaster Flash and the Furious Five, a melhor canção hip hop de sempre

Na lista dedicada ao melhor do hip hop pela Rolling Stone destacam-se, nos primeiros lugares, nomes de históricos como Sugarhill Gang, Run DMC, Notorious B.I.G. ou Public Enemy.
A Rolling Stone, ligada de génese à cultura rock, abriu há muito as suas páginas ao hip hop. Esta é, porém, a primeira vez que dedica uma lista exclusivamente ao hip hop. Elaboraram-na editores e especialistas no género e aglomera várias gerações. Porém, com excepção de, por exemplo, Kanye West, o presente mais recente está ausente da lista parcelar agora revelada.

 

The message, marco hip hop de Grandmaster Flash and the Furious Five de 1982, é a melhor canção na história do género. Quem o diz é a Rolling Stone, que publicará sexta-feira no seu site e na edição em papel a primeira lista dedicada exclusivamente àquela que é hoje, muito provavelmente, a expressão musical mais ouvida e influente do planeta. “Chegámos a um ponto em que grupos hip hop estão a chegar ao [Rock’n’roll] Hall Of Fame. Sentimos que era o momento certo para lhes dar o verdadeiro tratamento Rolling Stone”, afirmou à Reuters o editor executivo da revista, Nathan Brackett, que justifica a escolha de The Message para topo da lista por ser a primeira canção e "dizer, com o poder rítmico e vocal do hip hop, a verdade sobre a vida moderna no coração urbano da América".

Elaborada por um painel de 33 pessoas, entre editores da Rolling Stone e especialistas em hip hop, como Questolve, baterista dos Roots, a lista privilegia nos lugares cimeiros consagrados como os Sugarhill Gang, com Rapper’s delight, de 1979 (segundo lugar), ou os Run DMC, com Sucker MC’s, de 1983. No top 10 encontram-se ainda históricos como os Public Enemy, em sétimo com Fight the power (1990), Notorious B.I.G., em oitvavo com Juicy (1994), e Dr. Dre, que ainda recentemente soubemos ser o músico mais bem pago do ano corrente, e Snoop Dogg, juntos no sexto lugar em Nuthin’ but a ‘G’ thang (1992).

Em 19º lugar encontramos Paul Revere (1986), dos Beastie Boys, incluídos na lista onde surgem outros incontornáveis, como LL Coll J ou 2Pac, representantes das gerações que moldaram o hip hop em décadas mais recentes, como Jay-Z, Eminem, Outkast, Lauryn Hill ou Missy Elliot, e mesmo fogachos como os Audio Two, representados por Top Billin’ (1988). Kanye West  não foi esquecido, mas é pouco provável que o megalómano autor de My Beautfiul Dark Twisted Fantasy rejubile com a classificação. Jesus walks surge na 32ª posição. Nathan Brackett considera que "teria sido muito mais difícil [elaborar a lista] há dez ou 15 anos, porque o hip hop é tão jovem", porém nela é privilegiado o cânone histórico seguro, surgindo Kanye como um dos únicos representantes do presente mais recente do hip hop. 

Nos três primeiros lugares, estão os fundadores: Grandmaster Flash and the Furious Five, Sugarhill Gang e Afrika Bambaata and the Soul Sonic Force, com Planet rock (1982). Grandmaster Flash é, de resto, um dos nomes repetentes (Adventures of Grandmaster Flash on the wheels of steel, de 1981, é a penúltima canção da lista). Junta-se a ele nas representação com duas canções os Run DMC (Sucker MCs, em quarto, e Peter piper em 17º), Dr Dre (Nuthin' but a 'G' thang em sexto, California love, gravado com 2Pac, em 41º), o próprio 2Pac (Dear Mama, em 18º, e a referida California love), os Public Enemy (Fight the power,em sétimo, e Rebel without a pause, em 14º), Notorious B.I.G. (Juicy em oitavo, Hypnotize em 30º), os N.W.A. (Straight outta Compton, em nono, e Fuck tha police, em 15º), Jay-Z (Big pimpin', em 16º, e 99 problems, em 33º), LL Cool J (Rock the bells, em 21º, e Mama said knock you out, em 29º) e Eminem (Lose Yourself, em 28º, e My name is..., em 39º).

O top 20 da lista elaborada pela Rolling Stone.

1 - The Message - Grandmaster Flash and the Furious Five

2 - Rapper's Delight - Sugarhill Gang

3 - Planet Rock - Afrika Bambaataa and the Soul Sonic Force

4 - Sucker MC's - Run-DMC

5 - Mind Playing Tricks on Me - Geto Boys

6 - Nuthin' But a 'G' Thang - Dr. Dre feat. Snoop Doggy Dogg

7 - Fight the Power - Public Enemy

8 - Juicy - The Notorious B.I.G.

9 - Straight outta Compton - NWA

10 - Paid in Full - Eric B. & Rakim

11 - CREAM - The Wu-Tang Clan

12 - They Reminisce Over You - Pete Rock & CL Smooth

13 - La Di Da Di - Doug E. Fresh and the Get Fresh Crew

14 - Rebel Without a Pause - Public Enemy

15 - Fuck tha Police - NWA

16 - Big Pimpin' - Jay-Z feat. UGK

17 - Peter Piper - Run-DMC

18 - Dear Mama - 2Pac

19 - Paul Revere - Beastie Boys

20 - In Da Club - 50 Cent

Partilhar
Google+