DJs representam Portugal em competição na Polónia

Equipa Bigger Banger Theory e DJ Núcleo participam este sábado no torneio da International DJ Association.
O DJ português Núcleo e a equipa Bigger Banger Theory vão participar em Cracóvia, na Polónia, numa das principais competições de «DeeJaying» do mundo, em que os participantes terão de exibir as suas capacidades técnicas e artísticas, escreve a agência Lusa.
A representar Portugal, a 8 de dezembro, na competição organizada pela International DJ Association (IDA), o DJ Núcleo compete na Categoria Individual, depois de ter vencido a competição nacional numa prova que decorreu a 6 de outubro no Hard Club, no Porto.
Integrante do grupo de rap Factos Reais, com três discos editados, Núcleo começou a sua carreira como DJ em 2005, tendo ganho várias competições nacionais e editado um álbum a solo, em 2007, intitulado «Arrastão Verbal».

 

Na Categoria Show, para equipas, vão estar os DJ Bigger Banger Theory, do Porto, compostos por Slimcutz, Sistema e Taseh, com um registo dentro dos géneros do dubstep e drum'n'bass. Slimcutz, que é o DJ dos Mind da Gap, é o nome mais destacado deste coletivo, tendo já vencido várias competições nacionais e participado em eventos de referência de música de dança, apesar dos seus 22 anos.

Os participantes individuais do campeonato têm de mostrar as suas capacidades ao longo de um processo eliminatório, que é feito em «combate» direto com outro DJ, durante o qual devem utilizar certas técnicas, como o juggling e o scratch. Na modalidade por equipas é privilegiada a componente artística e a criatividade.

O scratch é a técnica através da qual os DJs produzem sons ao girar um disco de vinil para trás e para a frente, podendo simultaneamente manipular o misturador na mesa de mistura, usada como se de um instrumento se tratasse.

O juggling ou beat juggling é a arte de misturar dois sons de proveniências diferentes de forma a criar um único conteúdo utilizando samples e pode envolver artifícios, como utilizar pausas, scratch, girar o disco no sentido inverso à sua rotação ou atrasá-lo.

Partilhar

Artigos Relacionados

Google+