Os melhores ghostwriters do hip-hop: veja lista do site Fact

Ter uma música escrita por outro artista pode ajudar a carreira de cantores pop e R&B. Mas a situação é diferente no rap. Pode até ser comum que rappers cantem letras de outros rappers, mas raramente se sabe quem escreveu o quê. Por isso, o site britânico Fact fez uma lista com os melhores ghostwriters de sempre, que, além de incluir nomes menos conhecidos como Ol' Dirty Bastard e Salt-n-Pepa, também traz algumas surpresas.

Will Smith: "Gettin Jiggy Wit It" (1998)

A estrela de "The Fresh Prince of Bel Air" e de blockbusters como "Homens de Negro" deve muito ao rapper nova-iorquino Nas. Com a base da música "I Need Your Loving", de Teena Marie, Nas foi o responsável pelos versos do primeiro grande sucesso da carreira solo de Smith, além do hit "Miami", também do disco Big Willie Style . 

Beastie Boys : "Paul's Revere" (1986)

Além de terem influenciado grande parte do hip-hop moderno e transformarem as suas t-shirts em objetos de moda, os Run-D.M.C. também podem ter sido os responsáveis por grande parte das letras de álbum de arranque dos Beastie Boys, Licensed to Ill. Há quem afirme o contrário, mas o facto é que o o produtor veterano Rick Rubin contratou o grupo para ajudar nas gravações, principalmente na letra de "Paul's Revere". Mas os Run-D.M.C também pagaram para LL Cool J escrever para eles. 

Dr. Dre: "Song: 'Still D.R.E." (1999)

Dre nunca escondeu o seu gosto por ghostwriters. A sua lista inclui nomes como Snoop Dogg, Eminem, Royce Da 5'9", Rakim, Knoc-Turnal e Kendrick Lamar. O que poucos sabem é que os versos de um de seus grandes êxitos foi colocado no papel por Jay Z.

Lil' Kim feat. Lil' Cease: "Crush On You"

Que The Notorious B.I.G. emprestava o seu talento àquela que foi a Queen Bee, antes de Beyoncé, toda a gente sabe. O que surpreende é que o rapper Cam'ron, dos Dipset, tenha sido responsável pelo hit "Crush On You". Em entrevista ao podcast de Juan Epstein, ele foi assustadoramente franco: " O que aconteceu foi que o Un [Rivera, CEO da Editora Untertainment] deu ao [rapper] Mase 30 mil dólares para que ele escrevesse cinco músicas para Lil' Cease. E Mase deu-me 5 mil dólares para escrever uma ou duas letras. Eu escrevi "Crush on You" e eles acabaram por incluí-la no álbum da Lil Kim".

in Blitz

Partilhar

Artigos Relacionados

Google+