Snapback, Air Jordan, Hip Hop

Ao contrário de movimentos com peso, medida, consistência e tradição provados - como, por exemplo, o hip hop, que lhe está na origem - o swag é um conceito tão difuso que nem sequer pode ser definido como um movimento ou uma tendência.
A sua origem parece ser musical, e o nome que assoma logo à superfície nas águas tumultuosas de quem define estas coisas é o de Jay-Z. O rapper e produtor terá pronunciado a palavra mágica, que em português quererá dizer algo como 'estilo' ou 'aparência', em duas faixas de The Black Album, de 2003, nota Forrest Wickman, jornalista da Slate. Numa delas, proclama, preto no branco, “Check out my swag, yo”. Se mais dúvidas houvesse... Mas os usos e costumes são mais complexos, assinala ainda Wickman. Um termo derivado, como swagger, pode ser ouvido em álbuns do hip hop que remontam a 1990. Mas quem deve deter o recorde da repetição da palavra é Soulja Boy, que insiste mais de 100 vezes na palavra numa música que nunca chegou a ser editada - mas que está disponível no Youtube - e que se chama, obviamente, 'Swag'. Mas terá sido a chegada muito recente de Justin Bieber à liça (com o tema 'Boyfriend') que acabou com o mantra do swag - para muitos acabou o lado cool do 'movimento'.

O que não invalida que muitos adolescentes pelo mundo todo, sobretudo as beliebers (as fãs de Bieber), tenham descoberto exactamente aí o fenómeno swag. E, mesmo não sabendo quais as origens do termo - muitas vezes nem o associando à música rap - este virou moda. As vendas de snapbacks (bonés) dispararam, bem como as de ténis Air Jordan e de marcas de roupa como a Supreme e a Hype.

E há grupos no Facebook, como o Swag Brasil, que agregam centenas de milhares de pessoas, que ali postam fotografias com os seus 'kits swag'. Bonés, gorros e acessórios maxi-vistosos parecem predominar, bem como as poses feitas para as fotos: acima de tudo importa ter um ar cool. Mesmo que a palavra swag já não o seja.Por cá, este é também já um fenómeno adolescente. Prova disso é Diogo Valente, aka D8, concorrente do Factor X. Com os seus raps e o seu estilo swagger chegou à final, que se disputa no Domingo, reunindo uma legião de fãs adolescentes. Mesmo que o adultos sorriam com desdém.

in Sol

Partilhar

Artigos Relacionados

Google+