Arte urbana portuguesa ganha novo destaque no Google

A galeria de arte online Google Art Project vai passar a contar com 192 novos trabalhos de arte urbana portuguesa.
Portugal está cada vez mais representado no Google Art Project, uma galeria de arte online que reúne alguns dos melhores trabalhos artísticos do planeta. O país destaca-se na arte urbana, angariando mais 192 obras para a secção "Street Art" deste projecto.
A partir de hoje, este arquivo conta com mais de dez mil trabalhos de arte urbana criada a nível mundial, onde se inclui, por exemplo, o português "Olhos de Coruja", considerado um dos 25 melhores de 2014 em todo o mundo.

 

Os trabalhos portugueses foram, até agora, fomentados unicamente pela Galeria de Arte Urbana, a que agora se juntam o Wool, o festival de arte urbana da Covilhã (com 147 trabalhos e oito coleções) e aUrban Creativity (com 45 trabalhos e duas coleções).

Para além das obras nacionais é, ainda, possível observar online o resultado do festival de arte urbana da Suécia, o ArtScape, ou pelas paredes abandonadas dos bairros de Buenos Aires, com uma paragem rápida pelos famosos telhados de Nova Iorque.

A projeção mundial que as peças vão ter não se fica pelo arquivo online: a iniciativa da Google foi integrada em alguns projetos paralelos, como o Chromecast (que leva as imagens às televisões que o utilizem), os relógios Android Wear (que permite usar obras como imagem de fundo) e a mais recente extensão para o Google Chrome, que usa obras renomadas como pano de fundo das abas deste navegador.

Google Art Project é um projeto desenvolvido pelo Google Cultural Institute que permite que os utilizadores possam, diz a empresa, "visitar e explorar online museus e obras de arte em todo o mundo". Foi lançado em 2011 e, entre outras coisas, possibilita um passeio virtual por museus como o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, ou a Tate Gallery, em Londres. No campo da Street Art, mais de 34 países e 3500 artistas estão representados nesta plataforma, com mais de 10 ml trabalhos e 260 coleções.

in JN 

Partilhar

Artigos Relacionados

Google+