Guerra de graffiters em Inglaterra

Banksy e King Robb são os dois graffiters mais conhecidos de Inglaterra e o combate entre ambos tem vindo a crescer nas paredes de Londres.
O graffiti ainda sofre um pouco do estigma de poluição urbana e de vandalismo de espaços públicos. Contudo, o aparecimento de locais apropriados para o efeito e o aparecimento de artistas urbanos de reconhecida valia artística tem conferido um novo reconhecimento a este tipo de arte.

A disputa entre os diversos graffiters é um dos lados mais conhecidos do submundo da arte urbana, que se rege pelas suas próprias regras e em que abundam situações de secretismo.
Em Inglaterra, a disputa tem sido levada ao extremo, com a animosidade plenamente assumida entre os dois principais graffiters ingleses, Banksy e King Robbo, dos quais não se conhece a identidade.
Banksy representa a nova geração e é famoso por realizar os seus graffitis através de stencil (uma técnica que consiste em grafitar por cima de uma folha do papel com a forma pretendida). Já King Robbo é conhecido como a figura maior da primeira geração do graffiti e um dos melhores representantes dos métodos old school

Perigo de vida
De acordo com um documentário recentemente exibido pelo "Channel 4", "Graffiti Wars", o escalar da disputa entre ambos os artistas terá começado há 18 meses, quando Banksy pintou por cima de um dos últimos graffitis ainda existentes de King Robbo (que se havia retirado em 1985).
King Robbo e os seus seguidores não ficaram propriamente agradados com a atitude e, como tal, Robbo saiu da reforma e foi pintar a sua assinatura por cima do novo graffiti de Banksy.
O feudo terá continuado até King Robbo ter sofrido uma lesão grave na cabeça, que o mantém em coma há cerca de cinco meses.
A lesão de King Robbo numa fase de aumento da rivalidade está a levantar algumas suspeitas. Banksy considera que o documentário fez eco dessas mesmas teorias e que os produtores insinuaram que ele era o responsável pelo acidente. E exige agora uma investigação da direção do canal

in Expresso

Ve o documentário  Banksy vs. King Robbo on Channel 4

Partilhar
Google+