Festival Hip Hop Vicious no Coliseu [2012-09-15]

A noite de 15 de Setembro ficará para sempre registada na memória daqueles que tiveram a oportunidade de estar presentes no Coliseu do Porto para o Festival Vicious Hip Hop, organizado pela Vicious Events. O objectivo era claro: trazer, pela primeira vez, o Hip Hop a uma grande casa. Só por si esta premissa já era convidativa, no entanto, o cartaz reforçou, definitivamente, a importância do evento: Mind da Gap, Dealema, Sam the Kid, Mundo, NBC, Micro e Deau foram as estrelas convidadas. Para além do cartaz de luxo e do local de renome, o evento trouxe ainda outra vantagem: decorreu entre as 20h e as 02h, um horário que favoreceu a energia, concentração e dedicação do público. Apesar de a casa não estar cheia como o evento talvez merecia, estava bastante composta e o público foi, sem dúvida, incansável e recebeu da melhor forma os artistas em palco.

Deau foi o primeiro, abrindo a noite com um entusiasmo e atitude de admirar o que, logo de início, despertou o público que seguiu fielmente as suas letras. Na verdade, os fãs do Mc estavam em peso na casa, fazendo-se notar pelo apoio dado ao artista. Deau terminou a sua actuação com a presença dos músicos – como já quase é tradição – que o acompanharam no tema “DEAU”. Seguiu-se Micro, o primeiro grupo de hip hop do país, constituído pelos Mcs Sagaz e D-Mars e acompanhado, em palco, pelo Dj Nelassassin. Numa prestação repleta de energia, tocaram alguns temas literalmente clássicos, mostrando-se totalmente dedicados ao evento e transmitindo as raízes do mesmo. De seguida foi NBC, nome de culto do hip hop português, a ser extremamente bem recebido e a brindar o público com os seus discursos de intervenção social e as suas considerações sábias sobre o tema. A actuação seguinte levou o público ao rubro: Mundo e Sam the Kid subiram ao palco não para as batalhas de instrumentais que têm feito em vários pontos do país (SoundClash) mas para tocarem os seus temas mais intemporais e marcantes o que, claramente, acabou por ser um dos pontos mais altos da noite sendo que o público entoou, em coro, as rimas dos artistas. Estes, terminaram a sua actuação dedicando o tema final aos falecidos Mcs Snake e GQ e pedindo ao público que acendesse os seus isqueiros e acompanhasse o tema até ao final, numa imagem a recordar.

Para o final do evento restavam as duas míticas bandas de hip hop do Porto: Dealema e Mind da Gap. Os Dealema foram os primeiros a tomar de assalto o palco do Coliseu com mais uma actuação de grande nível como já é costume. Para terminar em grande, os Mind da Gap trouxeram, para além dos incontornáveis temas, uma grande surpresa para os presentes: 5 temas do novo álbum “Regresso ao Futuro”, nunca antes tocados sendo que um deles recebeu a participação do colectivo Dealema e outro de Sam the Kid. Rey subiu também ao palco para acompanhar a banda no recente tema “O jardim”. No fim, os Mind da Gap convidaram todos os artistas ao palco ao som do clássico “Todos Gordos”, numa imagem clara da festa e energia que marcou todo o evento. O responsável da Vicious Events, Paulo Pinto, anunciou já mais duas grandes festas para breve, desta vez na conhecida casa do Hard Club.

A missão de trazer o Hip Hop ao coliseu foi cumprida. E não será esquecida.

 

 

 

 

 

Fotos do Ricardo Almeida e reportagem e video de Ines Torres e Miguel Oliveira.

Foi mais um evento com apoio HipHopWeb.

Partilhar
Google+