Reportagem 10º Edição Eurobattle 2014 no Boldify Studios

Sexta-feira, dia 27 de Jun. de 14 deu inicio o Warm-Up Day, da EuroBattle, evento de grande prestigio e reconhecimento na comunidade mundial do break dance e hip hop.
O dia começou a aquecer, ainda que com ainda pouca gente a mobilizar-se a Ermesinde, local onde este ano decorre o evento, mas o mote estava dado para que não se pudesse faltar à Eurobattle 2014.
A tarde começou com as batalhas de Bboying e as Cyphers e decorrer ao mesmo tempo, em palcos diferentes, Prozis Arena e XCore Savage Arena.
As eliminatórias estavam prontas para que os bboys dessem o seu melhor em cima do palco para alcançar os filtros no da seguinte.

Sábado começou, com as battles de Crew vs Crew, na Prozis Arena, em simultâneo com os filtros 2 vs 2 de Hip-Hop, 1 vs 1 Locking e Popping, na Red Bull Arena; Na XCore Savage Arena, decorreram as eliminatórias 2 vs 2 de Bonnie Clyde, enquanto que na Boldify Arena estariam as battles de 1 vs 1 de Footwork. 

Centrando-nos no “palco principal” a Prozis Arena, onde as crews já se preparavam para as eliminatórias, presentes crews de todo o mundo proporcionou um grande nivel de batalhas durante a tarde. A destacar, neste edição da Eurobattle 2014, a participação em algumas crews, elementos a partir dos 6 anos de idade, um nova geração que poderá ter surgido neste evento.

Domingo, dia das grandes decisões, foi quase de casa cheia para a ver finais em todos os estilos.

O inicio da tarde, começou com as semifinais de Hip-hop, Popping e Locking, que ditou para a final Ben & Dedson vs Paradox & Dimension em Hip hop com os vencedores a serem Paradox & Dimension ; em Popping depois da semifinais Tiboun vs Breaksa e Chase vs Marvel, ficou ditado o encontro entre Tiboun e Chase, com um disputa até ao ultimo passo, o vencedor foi Chase. Em locking, os 4 melhores foram Cesariny que batalhou contra Angelock e a outra batalha foi entre Roger e Lunés, que ditou a final entre Angelock e Lunés, sendo o vencedor Lounés.

De seguida a actuação dos Deschepper Crew Show, marcou o intervalo nas batalhas de Crew vs Crew as de House, Bgirling e Bboying.

Hustler Kids vs Soul Mavericks abriram a “pista” para a primeira batalha Crew vs Crew, que determinou os Hustler Kids como os primeiros finalistas; na outra batalha estiveram presentes, a crew Arcopom que derrotou os Shmetta Squad, esperando-se assim a grande final entre Hustler Kids e Arcopom.

Antes disso seguiu-se a final de House, entre Bidaw e Kashmir, com um luta renhida até a ultima entrada, e no fim o júri “sentenciou” Kashmir como vencedor.

A final que se seguia, trouxe uma grande surpresa, estando de uma lado a combater para o titulo de bgirling, uma menina de 6 anos e outra de 13, pertencendo a crew Soul Mavericks, que batalhavam contra Zanna e Electra.

A vitória foi mesmo para a dupla mais jovem, a atuar, levando o publico ao rubro.

A próxima batalha, levou o publico a pisar o palco, aproximava-se a batalha de Bboying entre Sunni e Spinex. Foi o próprio publico que criou a cypher para a batalha, onde quem se sagrou campeão foi o Sunni.

Intervalo dado na Prozis Arena, para a final de Power Moves na Red Bull Arena, entre Soneca e Kid Colombia. Duas entradas bastante renhidas deram a vitória a Kid Colombia, que demonstrou um grande respeito e apreço pelo seu oponente, sendo que o bboy Soneca, é mais um da nova geração presente na eurobattle.

De volta ao Prozis Arena, o que se seguia, despertou muita curiosidade por entre o público, a Baby Battle, que trouxe ao palco jovens entre os 12 e os 15, que mostraram as suas habilidades, destacando mais um vez o bboy Brasileiro Soneca, que num pequeno concurso de flares entre todos os pequenos bboys, demonstrou ter muita resistência e habilidade, sendo o vencedor indiscutível dessa mesma batalha.

Após estas jovens batalhas, tempo ainda para que o Show Queen Nicinha, abrilhantasse ainda mais o espetáculo, trazendo muita animação ao publico presente.

Voltando de novo as batalhas, desta vez com a de Hip Hop 2 vs 2, entre Paradox e Dimension vs Ben e Dedson, em grande qualidade apresentaram, os dois, entradas coordenadas e bem elaboradas, onde que por pequenos detalhes a vitória tenha sido atribuída a Paradox e Dimension.

A batalha de 1 vs 1 de Locking, entre Angelock vs Lounés, colocou em palco Espanha contra França, e num grande duelo, Lounés saiu vencedor da final de Locking.

Quanto ao Popping a final contou com Tiboun e Chase na Prozis Arena, que numa primera entrada se “estudaram” um ao outro, Chase foi quem começou, num batalha que  eram permitidas 3 entradas a cada Popper. A vitória foi para Chase,  que sem muitas hipóteses, deixou surpreendido o seu adversário com as suas entradas.

Antes da grande batalha esperada, a de Bboying Crew vs Crew, tempo ainda para que, como é habitual, um show case de todos júris presentes em todos os estilos, Lagaet, Niek, Sonic, Bruce Ykanji, Buddha Stretch, Firelock e Leo, júri do esilo House.

Para finalizar, a grande batalha que decidiria a crew vencedora do Eurobattle 2014, entre Arcopom vs Hustle Kids, começou pelo público assistir quase em cima do palco e de pé, a batalha foi intensa durante 15min, onde cada movimento mostrado por uma crew era respondido em seguida pela outra, o nível estava muito alto, e a jurisdição do vencedor não seria nada fácil, mas no final, a maturidade e grande preparação da crew Arcopon fez-se prevalecer, e sagraram-se vencedores da Eurobatle 2014, em Bboying Crew vs Crew.

 



Fotos: Pycos
Texto: Nuno Canossa

Partilhar
Google+